As regras de Zombicide que as pessoas mais erram

As regras de Zombicide que as pessoas mais erram

Zombicide é um jogo muito divertido. Mas também é um jogo com muitas regras pra decorar. Eu errei um monte de regra na minha primeira partida. E na segunda.

Eu demorei bastante pra finalmente jogar Zombicide. Eu joguei pela primeira vez em setembro, depois de já terem lançado umas oitenta expansões do jogo aqui no Brasil.

O bom dessa demora é que quando fui pesquisar dúvidas das regras, muita gente já tinha deixado suas dúvidas em sites por aí. E muita gente entendeu errado algumas regras.

Então eu fiz um compilado das regras que as pessoas mais erram ao jogar Zombicide. Será que você está jogando algo errado?

As regras de Zombicide que as pessoas mais erram

Armas de fogo e armas brancas

Armas de fogo e armas brancas causam dano de formas diferentes. Tem gente que se confunde com isso.

Sabe aquela tabelinha com a ordem dos alvos que são atingidos?

Só as armas de fogo seguem aquela prioridade de alvos. Ou seja, quando você ataca com uma arma de fogo você não escolhe quem vai ser atingido.

Armas brancas (machado, panela, motoserra, etc) não funcionam assim. Com elas você distribui o dano da arma entre os alvos que quiser, na ordem que quiser.

Com armas de fogo, cada dado mata um zumbi

Um outro erro comum nos ataques é achar que só vai morrer um zumbi a cada disparo de uma arma de fogo. Isso não é verdade.

Armas de fogo vão matar um zumbi por dado que obteve sucesso, desde que a arma seja forte o bastante pra matar aquele zumbi.

Então se você dispara com uma arma que usa 3 dados pra atacar, você pode matar até 3 zumbis.

1 + 1 não é igual a 2

Ainda no assunto de dano, é importante deixar claro que o dano dos dados de armas de fogo não se acumula.

Ou seja, se sua arma de fogo causa 1 de dano, ela nunca vai matar um Balofo. Não importa se você conseguiu 2, 3 ou mais acertos na rolagem de dado. Você não pode somar o dano de vários dados em um zumbi só.

As regras de Zombicide que as pessoas mais erram

Quando aparecem os zumbis dentro do prédio

Quando você abre a porta de um prédio pela primeira vez, já aparecem os zumbis de TODAS as salas no prédio inteiro, não importa quantas salas existem lá dentro.

Eu vi pessoas na internet achando que você só colocava o zumbi ao entrar numa sala. Não cometa esse erro.

Procurar item tem limite

Cada sobrevivente só pode procurar item uma vez por rodada.

Não é uma vez por local. Ou seja, você não pode procurar, se mover e procurar de novo.

Se procurou em algum lugar, tem que esperar até a próxima rodada para poder procurar de novo em qualquer outro local.

Só lembre-se que cada sobrevivente tem direito a fazer isso uma vez por rodada. Então nada impede que você procure itens na mesma rodada que um aliado seu também já procurou.

Quando acabam as miniaturas de zumbis

Quando você precisa colocar zumbis de algum tipo em jogo, mas as miniaturas acabaram, você ativa todos daquele tipo que estão em jogo.

Então se precisar colocar Balofo no tabuleiro e tiverem acabado as miniaturas, você ativa todos os Balofos do tabuleiro.

Só toma cuidado, que isso não é pra acontecer por cada zumbi que for colocar.

Por exemplo, se você estiver sem Lerdos e uma carta mandar colocar 4 lerdos no tabuleiro, você não vai ativar todos do tabuleiro 4 vezes. Vai ativar 1 vez só.

As regras de Zombicide que as pessoas mais erram

Quando os zumbis se dividem

Essa é uma regra que me deixou um pouco confuso no começo, e eu vi que muitas outras pessoas também se confundem.

Quando os zumbis precisam se mover até um certo ponto e tiver mais de um caminho possível, o grupo se divide. Então se tem um grupo de 4 Lerdos e dois caminhos possíveis, vão 2 por um lado e 2 por outro.

O problema é quando não dá pra dividir os zumbis em grupos iguais.

Quando a divisão fica desigual, você acrescenta um zumbi pra que eles se dividam em números iguais para os dois lados.

No caso que citei acima, se fossem 5 Lerdos, eles não formariam um grupo de 2 e outro grupo de 3. Você pega mais um Lerdo de fora do tabuleiro para que fiquem dois grupos iguais de 3 Lerdos cada.

Isso acontece com cada tipo de zumbi no grupo que se divide. Então se um grupo de 5 Lerdos e 3 Balofos tiver que se dividir entre dois caminhos, você vai acrescentar 1 Lerdo e 1 Balofo pra que os dois grupos fiquem iguais. Vão se dividir em dois grupos de 3 Lerdos e 2 Balofos cada.

Os itens de quem morre

Eu deixei de perceber isso quando joguei da primeira vez, então fica ligado.

Quando um sobrevivente morre, todos os itens dele vão pro descarte.

Os itens não saem do jogo, só vão pra uma pilha de descarte. Quando acabam os itens, você embaralha o descarte e coloca de novo pra ser encontrado quando alguém buscar.

Recarregando armas de fogo

A maioria das armas de fogo podem disparar várias vezes sem problema. Mas existem algumas que precisam recarregar depois de cada ataque.

A espingarda de cano serrado é um exemplo. Depois de atacar com essa espingarda, não pode atacar com ela de novo nessa rodada a menos que gasta uma ação pra recarregar.

Uma outra regra que pode passar despercebida é que todas as armas são recarregadas automaticamente quando acaba a rodada. Ou seja, você pode atacar 1 vez por rodada com essas armas sem nunca gastar uma ação pra recarregar.

Só precisa recarregar se quiser atacar mais de uma vez com a arma na mesma rodada.

Quando uma arma precisa recarregar, isso vem escrito no texto da carta. Se não tem isso escrito, não precisa recarregar.

Conclusão

Zombicide é um jogo complicado, com muitas regrinhas. É muito fácil deixar passar uma regra ou outra nas primeiras partidas. Ou até mesmo depois de várias partidas.

Espero que as dicas acima tenham esclarecido alguma dúvida. Mas agora eu te pergunto: Você tem dúvida com alguma outra regra de Zombicide?

Deixa sua dúvida aí nos comentários que eu respondo da melhor forma possível.

Readers Comments (31)

  1. Tenho uma dúvida!
    Os zumbis dentro de um prédio, se estiverem no último cômodo, se movem em direção a porta em seu turno, mesmo se eu já saí do prédio e não existir barulho no tabuleiro? Ou eles ficam lá parados e se movem quando ver um sobrevivente ou ter barulho?

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  2. Leonardo. Parabéns pela matéria.
    Tenho uma dúvida que me esquenta a cabeça. É com relação a falta de zumbi. Digamos, todos já estão no tabuleiro, e você se depara com a situação de ter que dividir meio a meio para cada lado, porém, você não tem mais zumbi para completar o numero par. e aí o que fazer ?
    Obrigado.

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    • Nesse caso, você vai checar quais seriam os zumbis que seriam necessários para completar a divisão e, como cita a regra, realizar uma ativação extra para cada tipo de zumbi que faltou (OBSERVE QUE NÃO É PARA CADA ZUMBI QUE FALTOU E SIM CADA “TIPO”) ex.: um grupo que contenha 3 walkers e 1 balofo tendo que se dividir, deveriam ficar 2walkers e 1 balofo de cada lado, sendo assim você necessitaria de +1 walker e +1 Balofo …como estaria sem zumbi extra,daria 1 ativação extra para cada walker e cada balofo do tabuleiro. (comecei a jogar HOJE e pelo que vi em alguns tutoriais é isso, se estou errado ALGUÉM ME CORRIJA, mas creio q seja isso mesmo)

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  3. Leonardo boa tarde, quais as melhores regras aperfeiçoadas que são interessantes para jogar no season 1

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  4. tenho duvida com a habilidade liso. ela permite que um sobrevivente saia de uma zona de zumbis com apenas um ponto de ação. então com 3 pontos de ação é possível passar de duas zonas cheias de zumbis?

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    • SLIPPERY – The Survivor does not spend extra actions when he performs a move action through a zone where there are zombies.

      TRADUZINDO:
      Escorregadio – O sobrevivente não gasta ações extras quando executa uma ação de movimento através de uma zona onde há zumbis.

      logo…basta tratar a zona como vazia.

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  5. é tenho uma duvida quanto a habilidade liso, ela permite que um sobrevivente saia de uma zona com zumbis com apenas uma ação, mas tem um limite de zonas? por exemplo se tiver 2 zonas com zumbis eu posso teoricamente passar por essas 2 zonas com liso e 3 ações?

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    • Então, Jota. Na prática, o que a habilidade Liso faz é que pro movimento você finge que as zonas com zumbis não tem zumbi dentro.

      Então você sai de uma zona cheia de zumbis com uma única ação, sem penalidade por ter zumbis ali.

      Normalmente você perde todas as suas ações ao entrar numa zona com zumbis. Mas como a habilidade Liso fala sobre se mover entre zonas com zumbis, dá pra gente entender que isso não acontece. Essa parte não está explicita na descrição da habilidade, mas sem isso não teria como fazer essa parte de se mover por zonas com zumbis.

      Então, em resumo:
      1- Ao se mover, ignore a quantidade de zumbis na zona de onde você saiu.
      2- Ao se mover, ignore a quantidade de zumbis na zona onde você entrou.

      Com 3 ações você poderia sim passar por 2 zonas com zumbis. Imagina três zonas (vamos chamar de A, B e C). A e B tem zumbis nelas. Gasta uma ação pra ir da zona A pra zona B. Uma segunda ação pra ir da zona B pra C. Pronto, passou pelas duas. E a terceira ação poderia gastar em alguma outra coisa.

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  6. Tenho uma dúvida,quanto preciso tirar nos dados para atropelar um zumbi?

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  7. Tenho uma duvida que me deixa doido, tipo, se eu tiver com uma arma de fogo e for disparar em uma casa que tem zumbi e herói, quem vai tomar o dano é o herói?

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  8. Tenho mais uma dúvida. Em algumas missões que temos que pegar o objetivo verde e/ou azul para abrir alguma porta, ele ocupa um lugar no inventário? Tem que estar na mão ou pode estar na reserva para abrir a porta? Tenho que gastar uma ação para abrir a porta?
    Desde já, obrigado!

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    • Depende da missão,a carta de objetivo só ocupa lugar no inventário quando a missão diz(nos objetivos especiais da missão) que você deve colocar o objetivo no seu inventário.Caso contrário,você simplesmente vai poder abrir a porta quando quiser,sem gastar nenhum espaço no seu inventário

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  9. Boa noite! Já joguei várias vezes (a maioria solo). recentemente me vi lendo o manual novamente e tive uma dúvida: mesmo que eu tenha uma arma de alcance 1-3, dentro de um prédio eu só poderia matar zumbis em zonas adjacentes? O alcance da arma então seria somente 1?

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    • Oi, Leandro. É isso mesmo. Dentro de prédios, você não atira a mais de uma zona de distância.

      A página 16 do manual diz o seguinte:

      Um Sobrevivente equipado com uma arma de Alcance (uma
      arma com o Alcance máximo de “1” ou mais) pode atirar em
      alvos em qualquer Zona que ele consiga enxergar (veja Campo
      de Visão, página 5) e que esteja dentro do alcance da arma.

      Então são dois critérios: alcance da arma, e sua zona de visão. Prédios limitam sua visão a 1 zona de distância.

      Já na rua, aí vai normal. Sua visão é bem maior.

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  10. Eu tenho uma dúvida, fera. E, até hoje, não vi resposta para esta em lugar algum. No manual diz que a procura no carro de policia dura até achar uma arma ou a carta “ahhhh”. Aí que está a duvida, o manual diz apenas a palavra “arma”, e não “arma de fogo” ou “arma de alcance”. Então, no pé da letra, qualquer arma vale, mas eu acho muito sem sentido buscar no carro de policia e achar uma espada samurai ou um pé de cabra, seria mais lógico achar apenas armas de fogo…E agora? rs

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    • Parceiro como regra do manual realmente explica “ARMA”, então acredito que no contexto seja sim qualquer arma, pois de fato não sabemos que estava no veículo antes dos fatos ocorrido… poderia ser uma apreensão de um item roubado assim como um bastão de baseball poderia ser retido em uma briga… pra mim tem sentido no contexto geral.

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  11. Olá Leonardo, parabens pelo post que me tirou muitas duvidas!! Mas ainda tenho algumas perguntas… Como faz para saquear carros batidos, e poderia explicar como utilizar um carro, ele mata zumbi? causa quanto de dano? E um comentario sobre o assunto Arma de fogo, Na questão de que não podemos escolher o alvo com ela esta correto, mas tem uma exceção! quando houver o equipamento “Mira” para tal arma vc pode escolher o alvo. Outra duvida é quando vc encontra um item melhor do que oque esta na mão, vc pode substituir de cara ou ele é obrigado a ir para o reserva e depois gastar uma ação para reorganizar.? Obrigado

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    • Como faz para saquear carros batidos?
      Basta usar uma ação de procurar no carro.
      Como utilizar um carro, ele mata zumbi? Causa quanto de dano?
      Sim, mas o carro só causa 1 de dano; logo, ele não mata balofo nem abominação.
      Quando vc encontra um item melhor do que o que esta na mão, vc pode substituir de cara ou ele é obrigado a ir para o reserva e depois gastar uma ação para reorganizar?
      Pode substituir de cara.

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  12. Eu achava que independente do número de dados usados por arma (seja de alcance ou corpo a corpo) eu acertaria apenas um zumbi. Por isso estava quase impossível vencer. Que alegria saber que eu estava errada!! hahahahahaha Agora o jogo vai ficar melhor 🙂 Agradeço pela postagem, show de bola!!!

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  13. Perfeito Leonardo! Matou quase todas as dúvidas que eu tinha. Só tenho ainda a dúvida da serra elétrica. Cada dado é um dano certo? Eu uso desta maneira. Esta errado? Abs!

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    • Carlos, vamos lá.

      Todas as armas de combate corpo-a-corpo seguem o mesmo princípio, mas vou falar especificamente da Serra Elétrica.

      Com ela você rola 5 dados. Cada dado que tirar 5+ é um acerto de 2 pontos de dano.

      Então primeiro você rola os 5 dados, vê quantos acertos conseguiu, e distribui os acertos entre os zumbis da sua área NA ORDEM QUE QUISER. Armas corpo-a-corpo não precisam seguir a lista de prioridade das armas de fogo.

      Quase todos os zumbis morrem com acertos de 2 pontos de dano, então cada acerto que você conseguiu vai matar um zumbi. Se conseguiu 4 acertos, vai matar 4 zumbis à sua escolha.

      A exceção são os zumbis que precisam de 3 de dano pra morrer. Você precisa de um acerto de 3 de dano pra matar eles, então eles não morrem pra serra elétrica (não importa quantos acertos você conseguiu, porque todos os acertos da serra são de 2 de dano).

      Espero ter esclarecido todas as dúvidas que envolvem a serra elétrica. Todas as outras armas de ataque corpo-a-corpo funcionam com as mesmas regras da serra elétrica, mas variam na quantidade de dados que você rola, o número mínimo pra ser um acerto, e quanto de dano por acerto.

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      • Sensacional o site e sensacional a explicação sobre o uso da serra elétrica.

        Mas, se não for pedir muito (hihihihi), seria possível me passar a fonte da informação de que cada dado de acerto das armas de combate corpo-a-corpo (principalmente, da serra elétrica) pode ser atribuída a um zumbi?

        Já adianto que entendo que é possível, por exemplo, matar cinco zumbis, com a serra elétrica, em uma única rolagem, desde que todos os resultados sejam de acertos (e o personagem esteja na mesma zona que eles). Mas tenho amigos que querem a fonte para se convencerem de que estou certo… Hehehehehehe…

        Abraços e continue com esse trabalho!

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        • Oi, Bruno. Como não poderia deixar de ser, a fonte de informação é nada mais nada menos que o próprio manual do Zombicide.

          Apesar das pessoas errarem bastante essa regra, tudo é explicado rapidinho em 1 parágrafo apenas, na página 16:

          “Um Sobrevivente equipado com uma arma Corpo-a-corpo (uma arma com Alcance máximo de “0”) pode atacar somente os Zumbis que estão em sua Zona. Cada dado rolado com o valor igual ou maior que o valor de Precisão, indicado na carta de Arma, conta como um ataque de sucesso. O jogador divide os Danos como desejar entre os alvos presentes na Zona.”

          Agora vou até repetir a última frase pra dar maior destaque
          :

          “O jogador divide os Danos como desejar entre os alvos presentes na Zona.”

          Então tá aí. Do próprio livro do jogo. O jogador que está atacando escolhe pra os zumbis COMO DESEJAR, sem precisar seguir a mesma tabela da arma de fogo.

          Espero que tenha ajudado. Abraço.

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  14. Oi. Tá bom? Me tira uma dúvida. Se acabarem os zumbis (de qualquer tipo) não posso retornar com os que já foram mortos pra mesa? Colocá-los novamente no jogo?

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