Melhores jogos de tabuleiro para iniciantes

Regras do Jogo - Melhores jogos de tabuleiro para iniciantes

Assim como vários outros hobbies, nos jogos de tabuleiro você precisa ser introduzido aos poucos. Nem todo mundo está preparado pra sentar e ouvir explicação de regras por uma hora enquanto tenta decorar tudo. Você já passou por alguma situação assim?

É preciso saber quais são os melhores jogos de tabuleiro para iniciantes. Os chamados gateway games. Jogos que são uma porta de entrada para todo um universo de tabuleiros, cartas, dados, risadas e gritos de euforia. Neste post você vai conhecer os melhores jogos de tabuleiro pra você começar nesse mundo ou introduzir um amigo.

Algumas coisas são muito importantes pra que um jogo conquiste um iniciante:

  • Regras rápidas de explicar e fáceis de aprender.
  • Partidas mais rápidas, pra poder jogar várias vezes numa tarde.
  • O jogo não pode exigir a tomada de decisões muito complexas.
  • Tem que poder ser jogado sem dedicar 100% da sua atenção ao jogo.
  • Tem que ser muito divertido.

Se bem que esse último critério vale pra qualquer jogo de tabuleiro, até pra jogadores mais avançados.

Então vamos ver quais são os melhores jogos que se encaixam nos critérios acima e que eu recomendo com força.

Jogo #1: Ticket to Ride (2 a 5 jogadores)

Ticket to Ride - Melhores jogos de tabuleiro para iniciantes

Se você só der uma chance pra um jogo da lista, que seja esse. Ticket to Ride é um jogo muito divertido que sempre faz sucesso com quem não tem experiência com jogos de tabuleiro.

Em Ticket to Ride, cada jogador está tentando construir linhas de trem para conectar cidades dos Estados Unidos e Canadá. Essa descrição pode não parecer tão emocionante, mas você percebe como o jogo pode ser tenso quando os outros jogadores construíram primeiro nos caminhos que você queria. Agora você vai ter que levar um tempão dando a volta. E seus trens estão acabando…

As regras são bem simples. Neste jogo você está tentando acumular cartas de uma certa cor, pra depois usá-las pra construir uma linha de trem no caminho da mesma cor das cartas. Quanto maior o caminho, mais cartas precisa.

Você ganha pontos ao construir caminhos ou concluir seus objetivos (que recebe no começo do jogo). Você pode até pegar mais objetivos durante a partida, se achar que dá conta. Mas tem que tomar cuidado, porque cada objetivo não completado faz você perder pontos.

O jogo termina com todos os jogadores desesperados pra completar seus objetivos ou conseguir só mais uns pontinhos antes que algum jogador fique sem trens e acabe com o jogo.

Em 5 minutos você explica todas as regras de Ticket to Ride, e uma partida leva de 30 a 60 minutos. O jogo está disponível no Brasil pela Galápagos e pode ser comprado aqui.

Jogo #2: Catan (3 ou 4 jogadores)

Catan - Melhores jogos de tabuleiro para iniciantes

Catan foi um dos primeiros jogos de tabuleiro que comprei, e fez um grande sucesso com a minha esposa e nossos amigos.

Catan é bem simples de jogar. Você rola dois dados e vê quais locais do mapa tem o número que saiu. Todos os jogadores que tiverem cidades nos arredores vão ganhar algum tipo de produto (pedra, ovelha, trigo, etc). Depois você usa esses recursos pra construir estradas, mais cidades, evoluir suas cidades, e várias outras coisas.

Se pareceu complexo, pode ter certeza que não é. São apenas 5 tipos de recursos, e tem uma tabelinha bem pequena de coisas pra construir com eles.

A grande graça do jogo acontece na negociação entre os jogadores. Talvez eu tenha muita ovelha. Talvez você não tenha nenhuma cidade perto de áreas que produzem ovelhas, mas tenha muitas pedras. E eu preciso de pedras… A gente discute nossos negócios. Te dou uma ovelha, mas só se me der duas pedras. Tá, duas ovelhas por três pedras. Peraí, como assim você vai trocar com outra pessoa e não comigo? Eu preciso de pedra! Dou duas ovelhas por uma pedrinha qualquer… por favor!

Uma coisa muito legal do jogo é que ele não tem um tabuleiro “inteiro”. Ele é dividido em várias pecinhas separadas. A cada partida as pecinhas vão ser montadas em posições diferentes. Cada vez que você jogar, o tabuleiro vai ser diferente. Se na última era difícil conseguir pedra, talvez agora o problema seja madeira. As dificuldades e oportunidades são diferentes a cada partida.

Catan pode ser explicado em 10 minutos, e as partidas levam cerca de uma hora, talvez um pouquinho mais. O jogo foi trazido ao Brasil pela Grow e pode ser encontrado aqui.

Jogo #3: Bang! (4 a 7 jogadores)

Bang - Melhores jogos de tabuleiro para iniciantes

Eu já falei do Bang aqui, mas é um jogo que merece ser lembrado.

Em Bang os jogadores assumem papéis típicos de histórias de faroeste: xerife, vice xerife, fora da lei ou renegado. O Xerife quer acabar com o renegado e os foras-da-lei, com ajuda do vice. Os foras-da-lei querem acabar com o Xerife. E o renegado quer acabar com todo mundo.

As pessoas sabem quem é o Xerife, mas não sabem quem os outros são. Você tem várias cartas na mão que representam armas, ataques, defesas, um cavalo, binóculo ou até mesmo um barril pra se esconder dos tiros. Mas em quem você vai atirar? Você pode estar atacando o outro fora da lei. Ou o Xerife pode atacar o vice xerife.

Neste jogo você vai ter que blefar e fingir ser outra pessoa. Ninguém quer se revelar como fora da lei antes da hora, pra não tomar tiro.

Uma coisa legal de Bang é que sua posição ao redor da mesa é importante. Você começa com uma arma de alcance 1, então só pode atirar no seu vizinho da esquerda ou da direita. Conforme pega armas com alcance maior, pode atingir pessoas mais distantes.

Bang pode ser explicado em 15 minutos. Foi trazido ao Brasil pela Grow e pode ser encontrado bem barato aqui.

Jogo #4: Sheriff of Nottingham (3 a 5 jogadores)

Sheriff of Nottingham - Melhores jogos de tabuleiro para iniciantes

Jogos de blefe sempre fazem sucesso entre iniciantes. Nem todo mundo está acostumado a decorar regras, mas todos sabem fingir, então fica mais fácil de brincar.

Sheriff of Nottingham é um desses jogos.

Lembra de Nottingham, da história de Robin Hood? Então, é essa cidade mesmo. O Xerife de Nottingham quer pegar os contrabandistas que vão levar coisas pro grupo do Robin Hood.

A cada rodada, um dos jogadores é o Xerife de Nottingham. Os outros jogadores são comerciantes. Os comerciantes vão colocar produtos dentro de um saquinho e entregar pro xerife, que faz o controle alfandegário. É sério. O Xerife dessa cidade fica controlando os produtos que entram pela fronteira. Deve ser a tal crise que ouvi falar.

É aí que está o conflito do jogo.

O Xerife não sabe se algum jogador colocou produtos ilegais dentro do saquinho. Ele pode escolher investigar os produtos de alguém. Se o Xerife te pegar com produtos ilegais (que valem muitos pontos), você vai se dar mal. Mas se você estiver certinho, é o Xerife quem vai ter problemas.

Os jogadores vão discutir e blefar entre si pra fazer o Xerife fazer vista grossa pra sua bolsa de produtos e olhar a bolsa do outro. E aí entra o dinheiro. Você pode dar uma… ajuda de custo (coff, coff) pro xerife te deixar passar. Sabe como é, pra tomar uma cervejinha. “Opa, Xerife, eu achei esse monte de dinheiro aqui e acho que é seu.”

Uma coisa muito legal do jogo é o saquinho dos produtos. É legal essa parte tátil de colocar suas cartas de produto lá dentro e fechar. O botão que fecha o saquinho faz um barulho (pop!) bem distinto quando abre. E quando o xerife abre um saquinho, todo mundo tem que parar de falar na hora.

Sheriff of Nottingham está prestes a ser lançado no Brasil pela Galápagos. Se ficou interessado, fica de olho que ele vale a pena.

Jogo #5: Dixit (3 a 6 jogadores)

Dixit - Melhores jogos de tabuleiro para iniciantes

Dixit é bem diferente dos outros jogos da lista. Este é um jogo de imaginar. De ser criativo. E também é um jogo de tentar entender que raios de dica é essa que seu amigo deu porque, pelo amor de Deus, eu não faço ideia do que ele está falando.

Em Dixit você tem cartas iguais a essas aí da foto. Todos os jogadores tem várias cartas na mão, todas diferentes. Você joga uma carta da sua mão, virada pra baixo, e dá uma dica sobre ela. Qualquer dica, você inventa. Depois todos os jogadores jogam cartas junto da sua. Depois mistura tudo e eles tem que adivinhar qual daquelas cartas é a que você jogou, usando a dica que você deu.

Quanto mais pessoas errarem, mais pontos você ganha, então a dica não pode ser fácil. Mas se todo mundo errar, você não ganha nada. Então a dica não pode ser muito difícil. E a sua cabeça vai dar nó tentando pensar numa dica que é mais ou menos.

Esse jogo vai te fazer rir das dicas dos seus amigos quando a carta for revelada. Como a pessoa que joga uma carta com ampulheta e a dica foi só “Pokemon”. Que raciocínio foi esse?

Como dá pra inventar qualquer coisa pra cada carta, as possibilidades de jogo são quase infinitas. Dá pra jogar Dixit por muito tempo sem enjoar. E as regras são tão simples que eu expliquei quase todas nesses parágrafos.

Dixit foi lançado no Brasil pela Galápagos. Se quiser comprar, você encontra o jogo aqui.

Conclusão

Se você tem curiosidade com o mundo dos jogos de tabuleiro, experimente um desses jogos para iniciantes. É a melhor forma de você começar a ver como são divertidos esses jogos modernos.

Pra você ter uma ideia de como esses jogos estão populares, outro dia eu vi no Youtube a JoutJout falando sobre como ela não vive sem Dixit. É um excelente jogo, vale a pena comprar.

Se quiser experimentar um desses, mas não sabe qual, eu sugiro tentar o Ticket to Ride. Ele é um dos melhores jogos de tabuleiro pra iniciantes, com certeza. Também funciona muito bem com crianças e jovens adolescentes.

Se você se interessou por qualquer um destes jogos, pode clicar na imagem dele pra ir até a loja onde o jogo está disponível com o melhor preço do mercado.

Eu quero a sua opinião

Não adianta só ficar lendo minhas sugestões. Tem tanta gente jogando jogos de tabuleiro pelo Brasil que é muito provável que você tenha começado com um jogo diferente.

Eu quero saber que jogo você considera um dos melhores, um excelente jogo de tabuleiro para iniciantes. Deixa aí nos comentários a sua sugestão e como foi começar com esse jogo.

Readers Comments (6)

  1. Munchkin , acho que é um jogo que pega rápido e muito zueiro, o SIm! Mestre das Trevas também é bem legal!

    Responder
  2. Love letter está me ganhando no momento, é muito simples, rápido e gera muitas risadas

    Responder
  3. The Resistance tb é mt bom!

    Responder
    • The Resistance é muito bom mesmo. Eu comentei dele no post de jogos pra grupos grandes, e vou comentar de novo num futuro post de jogos pra trair seus amigos.

      Responder

Deixe uma resposta