100 ganchos para personagens de RPG – parte 1

Ganchos de Personagem

O background do seu personagem é uma das coisas mais importantes que ele traz para a campanha.

Um bárbaro brutamontes sem background pode até criar histórias legais. Só que fica bem mais legal se ele for um bárbaro brutamontes que é o último sobrevivente de uma aldeia que defendia o reino da invasão de Orcs feiticeiros, e a aldeia foi destruída por um feiticeiro imune a fogo.

Esse background não é só legal, ele ainda cria ganchos. Ganchos são propostas de aventuras que estão em aberto para serem “fisgadas” e transformadas em algo maior. Podemos tirar alguns ganchos (ou propostas de aventura) do parágrafo anterior, como ‘descobrir quem é o feiticeiro misterioso’ ou ‘vingar a destruição da aldeia’.

Um bom background te ajuda a interpretar o personagem, e os ganchos que ele cria ainda fornecem um ótimo material para o mestre criar aventuras únicas que vão ser lembradas mesmo depois da campanha terminar.

Então aqui vai uma lista de 100 ideias de ganchos que o background do seu personagem pode oferecer. Escolha um (ou dois, se quiser) e incorpore isso na história do seu personagem para que ele tenha um objetivo.

Ganchos de personagens

Ganchos de Personagem

1- Descobrir a origem ou significado de uma tatuagem ou marca de nascença do seu personagem.

2- Descobrir a pessoa (ou organização) que arruinou os negócios da sua família.

3- Encontrar o antigo mentor que ensinou tudo ao seu personagem, na juventude.

4- Descobrir o significado e utilidade (poderes?) de uma antiga herança de família que agora está nas mãos do seu personagem.

5- Recuperar uma antiga herança de família que foi roubada ou perdida.

6- Se vingar de alguém que causou danos à família ou a um amigo próximo.

7- Resgatar um familiar ou amigo que foi vendido como escravo.

8- Limpar seu nome de um crime grave que você não cometeu.

9- Limpar o nome da sua família de um crime que ela nunca cometeu.

10- Um estranho misterioso chegou na cidade. Logo depois a cidade foi atacada. O estranho te salvou da morte certa e falou que os atacantes estavam procurando por você. Se você ficar na cidade, sua família ou amigos correm perigo. Mas se sair, você corre outros perigos ao enfrentar o mundo.

Ganchos de personagens

11- Você precisa ajudar uma pequena vila a se reconstruir depois do ataque de invasores próximos.

12- Você precisa encontrar a cura de uma doença ou maldição que assola uma vila.

13- Encontrar um oráculo que possui a(s) resposta(s) de pergunta(s) que seu personagem tem há muito tempo.

14- Expulsar um grupo de criminosos que assolam sua cidade natal.

15- Descobrir o assassino do patriarca (ou matriarca) da sua família ou clã, e trazer esse assassino à justiça.

16- Descobrir o segredo de uma estátua que marca o centro da sua cidade natal. Essa estátua possui algo misterioso, talvez mágico.

17- Conseguir reunir dinheiro o bastante para comprar de volta a propriedade da família e restaurá-la à sua antiga glória.

18- Recuperar uma relíquia importante de uma cidade, que foi roubada quando bandidos atacaram recentemente.

19- Conseguir se tornar o capitão do seu próprio navio.

20- Depois de matar alguns bandidos (ou mercenários), você descobre que eles tem um pôster de procurado com seu nome e seu rosto, emitido por um reino vizinho. Você nunca esteve nesse reino antes.

Ganchos de personagens

21- Rastrear um grupo de bandidos que atacou uma cidade vizinha e resgatar os reféns antes que sejam mortos ou vendidos como escravos.

22- Encontrar os escombros de um navio (ou frota) que desapareceu na costa próxima há vários anos atrás.

23- Obter o perdão da sua divindade por atos passados, através da peregrinação até uma terra sagrada.

24- Descobrir o local de um monastério escondido que dizem conter os segredos da imortalidade.

25- Ajudar o comércio da família a criar uma nova rota de comércio da sua cidade até um grande centro comercial do reino.

26- Ajudar a reconstruir o grande templo da sua divindade, que foi destruído há muitos anos atrás.

27- Descobrir quem incriminou e matou um político local que era amigo ou parente do seu personagem.

28- Descobrir a origem e os segredos das catacumbas encontradas recentemente perto da sua cidade.

29- Encontrar os líderes do sindicato do crime que tomou a área local, e trazê-los à justiça.

30- Seu pai era um Paladino renomado, um herói do povo que deu a vida em nome do bem. Você precisa estar à altura da reputação dele. Ou sair das sombras da reputação dele.

Ganchos de personagens

31- Descobrir o que está escrito num livro misterioso que você encontrou, numa língua estranha que você nunca viu.

32- Encontrar as peças restantes de uma relíquia e montá-la novamente. Você tem uma das peças.

33- Encontrar o local correto para se livrar de um artefato maligno. Se este artefato cair nas mãos erradas, milhares de pessoas podem morrer.

34- Encontrar o lar de um dragão que aterroriza as vilas locais e conseguir reunir um grupo para detê-lo.

35- Descobrir as origens de uma praga misteriosa que está varrendo o interior do reino, e descobrir como detê-la.

36- Descobrir para onde o patriarca ou matriarca da sua família foi, e por que abandonou os familiares.

37- Trazer grande honra à sua divindade, destruindo o templo construído em nome de um grande rival.

38- Destruir o demônio que tomou o corpo de uma criança, sem matar a criança no processo.

39- Encontrar a forja de um lendário armeiro/ferreiro/construtor, que vivia longe da civilização.

40- Uma ordem mística o criou, acreditando que você era O Escolhido. Mas antes de você se tornar adulto, a ordem foi atacada e destruída. Agora você é o único sobrevivente.

Ganchos de personagens

41- Encontrar a torre de um lendário feiticeiro. Dizem que ele criou um artefato capaz de transformar itens comuns em ouro.

42- Conseguir dinheiro suficiente pra construir uma taverna na sua cidade e se aposentar em paz.

43- Descobrir o paradeiro de uma vila/cidade próxima que desapareceu da noite pro dia.

44- Rastrear e destruir uma besta mágica que aparece a cada tantos anos para aterrorizar e matar a população local e/ou o gado e fazendas.

45- Recuperar uma herança de família que deveria ser sua, mas foi tomada por um parente que não tem direito a ela.

46- Reencontrar um irmão que foi separado de você na sua infância ou juventude. Talvez irmão gêmeo.

47- Ajudar uma vila a migrar de um local perigoso para um lugar mais pacífico e/ou com mais abundância de recursos.

48- Encontrar a cura para uma doença que você contraiu que vai lentamente te debilitando cada vez mais.

49- Descobrir por que você foi abandonado num orfanato na sua infância, e quem é sua família.

50- Você era um cultista de uma ordem maligna (que seguia um demônio, talvez?). Mas mudou de vida quando um clérigo foi piedoso e salvou sua vida. Agora você é parte do grupo do clérigo, mas seus antigos aliados do culto estão atrás de você.

Ganchos de personagens

Continua…

Semana que vem tem a parte 2, com mais 50 ganchos para os personagens. E depois vou continuar com mais dicas para os jogadores. Fiquem de olho.

Traduzido de duas fontes originais: aqui e aqui.

Readers Comments (2)

  1. Cara você copia um post gringo PALAVRA POR PALAVRA e se apropria dele como se fosse seu?

    http://www.rpgalchemy.com/101-player-character-background-hooks-1-50/

    Responder
    • Lucas, foi uma falha minha mesmo.

      Esse post do RPG Alchemy foi tirada também do blog RPG.net. Mas a formatação é mesmo do RPG Alchemy.

      Esse não é o primeiro texto que publico traduzido nos meus blogs, mas é a primeira vez que esqueci completamente de colocar o link do texto original. É uma mancada ainda maior porque conversei com o pessoal do RPG Alchemy, e combinamos de eu postar traduzido com link pra eles.

      Valeu mesmo pelo toque. Vou prestar mais atenção pra não acontecer de novo. E vou acrescentar link pras duas fontes, aliás.

      Responder

Deixe uma resposta