Improvisando no RPG parte 7: Mantenha a ilusão

Esse post é parte de uma série sobre o que Mestres de RPG podem aprender com o teatro de improviso. Nos seis posts anteriores eu falei sobre todas as formas como o teatro de improviso pode te ajudar a melhorar suas partidas de RPG.

Se você seguir todas as dicas, vai estar improvisando e criando coisas conforme jogam. Agora é hora da dica que faz tudo funcionar. Você precisa fazer parecer que já tinha pensado nas coisas. Mantenha a ilusão.

Todos estarão inventando a história juntos

Você seguiu todas as dicas. Não está dizendo não para os jogadores. Está, inclusive, dizendo sim. Não está impedindo os outros de criarem a história.

Se também estiver trazendo ideias sem resultados fixos, as coisas vão estar acontecendo sem serem previstas. Inimigos vão aparecer. Vai inventar armadilhas na hora.

Vai acontecer de inventar uma armadilha, sem nem saber como é que se passa por ela. E vai aceitar a sugestão de algum jogador de como resolver!

Isso é muito legal, mas tem um problema. Os jogadores podem achar que não existe nenhum desafio diante deles.

A sensação de desafio

Jogadores precisam sentir que estão sendo desafiados e que estão superando o desafio por serem espertos.

Na maioria das vezes isso é verdade. Mas em alguns momentos, um jogador vai tentar algo inusitado como jogar pombos mortos numa armadilha mágica. E a solução é tão legal e criativa que você vai fingir que aquela era sim a melhor solução pro problema.

Se isso acontecer com muita frequência, os jogadores vão achar que não precisam se esforçar. Que qualquer coisa que eles inventarem você vai aceitar como solução.

Você precisa fazer eles acreditarem que você tinha mais coisas planejadas.

A importância da ilusão

As pessoas gostam de ser enganadas. Mas com elegância. Pessoas pagam pra ver mágicos no palco. Compram revistas com mulheres super alteradas no Photoshop.

Mas quando você mostra que elas foram enganadas, não gostam. O mágico que revela seu truque perde parte do encanto, por exemplo.

Mantenha a ilusão

Não diga aos jogadores o que você já tinha preparado. Pra todos os efeitos, todos os desafios, todos os personagens, todos os monstros, todos os itens do jogo estavam planejados.

Quando você não revela o que foi improviso, fica a dúvida. E a dúvida é como o truque do mágico. A dúvida é mais legal do que a verdade.

Finalizando

A ilusão é o que permite aos jogadores acreditar que venceram todos os desafios por mérito próprio. Na maior parte das vezes é verdade, mas isso impede a decepção de saber que alguns desafios foram apenas simulados.

Resumindo os pontos principais do post:

  • Como todos estão inventando a história juntos, em alguns momentos a solução de um problema vai ter sido inventada.
  • Jogadores gostam de serem desafiados. Mas saber que não encontraram a resposta “verdadeira” de um desafio pode dar a impressão de não haver dificuldade.
  • Então é muito importante manter a ilusão de que tudo estava planejado.
  • A solução é simples: nunca diga que não tinha algo preparado.

No próximo post

Pra finalizar a série sobre como melhorar suas partidas de RPG com técnicas de improviso, dicas de como se preparar para improvisar.

Be the first to comment

Deixe uma resposta