7 pecados que acabam com a diversão em mesas de RPG ou jogos de tabuleiro

7 pecados que acabam com a diversão em jogos

A gente joga pra se divertir. Eu sempre insisto em lembrar disso aqui no blog. E se os amigos se reuniram pra se divertir juntos, é o papel de todo mundo garantir que vamos tirar o máximo dessa diversão. Mas pode acontecer de você estragar a diversão dos outros sem querer.

Talvez você esteja com a cabeça em outro lugar. Talvez não esteja gostando do jogo. Qualquer que seja o motivo, você não pode acabar com a diversão do grupo.

Confira a lista de coisas que acabam com a diversão na mesa. Será que você está fazendo alguma destas coisas sem nem perceber?

1 – Conversas paralelas durante o jogo

Conversar é essencial em quase todo jogo.

Numa mesa de RPG, tudo acontece de forma falada. Em jogos de tabuleiro, precisamos falar para anunciar nossas ações, negociar, tirar dúvidas.

Tudo isso fica muito mais difícil quando tem alguém conversando sobre o jogo do Palmeiras ou a última fofoca do Facebook.

Deixe a conversa sobre outras coisas da vida pra antes ou depois da partida. Você vai ter muitas e muitas horas (e dias!) pra conversar sobre isso depois que a partida acabar.

Se você está no jogo, jogue.

celular-na-mesa

Checando o Facebook em vez de jogar?

2- Ficar no celular

Ficar mexendo no celular não é algo que atrapalha diretamente os outros. Mas faz parecer que você não está afim de jogar. Parece que você queria estar fazendo outra coisa. Queria estar em outro lugar.

Ficar no celular passa a impressão de desinteresse. E se você não está interessado, outros jogadores podem começar a perder o interesse também.

Além disso, essa distração ainda causa um outro problema. Se você fica no celular, você não vê o que está acontecendo na partida. Vai chegar sua vez e você vai ficar perguntando o que aconteceu em vez de jogar.

Isso desperdiça o tempo de todo mundo que tirou um dia pra ir lá se divertir com você.

3- Desistir no meio de um jogo que os outros estão gostando

Se você desiste de participar no meio da partida, você vai estragar a diversão de todos os outros jogadores. Não importa se eles continuam a partida sem você ou não.

Muitas vezes os pecados #1 e #2 são indicadores que o #3 está pra acontecer. Esse problema pode acontecer por vários motivos.

Qualquer motivo que seja, isso diminui a diversão dos outros.

Isso fica ainda pior em jogos onde o número de jogadores tem uma grande influência nas mecânicas, ou quando cada jogador tem um papel específico na partida. Se você abandonar uma partida de Resistance, o jogo vai ter que parar enquanto os jogadores trocam de tabuleiro e reorganizam as coisas. Se você abandonar uma partida de XCOM no meio, por exemplo, não existe nem a opção de reconfigurar o aplicativo para menos pessoas, o jogo teria que acabar ali.

Numa partida de RPG, o seu personagem acaba virando um NPC zumbi que só vai acompanhando o grupo sem fazer muita coisa.

Se você não está com vontade de jogar um jogo, deixe isso claro antes da partida, e não jogue. Porque se você topar jogar, é pra ir até o fim.

4- Jogar com as mãos sujas

Muitos jogos dependem do material de jogo. Fichas, cartas, papeis, marcadores de papelão.

Mãos sujas cagam tudo. Algumas vezes para sempre.

Se você comer uma deliciosa coxinha no meio da partida, lave as mãos antes de voltar a pegar no material de jogo. Se sujou os dedos em alguma coisa, limpe-os.

Coisas feitas de papel, madeira ou outros materiais podem absorver sujeira de uma forma que não dá mais pra limpar. Não vai ser nada legal ter para sempre a marca do seu dedão engordurado numa carta, ou uma mancha de graxa na pecinha que deveria ser branca.

Cuide de manter o material de jogo. Principalmente se ele não for seu.

7 pecados que acabam com a diversão em mesas de RPG ou jogos de tabuleiro

5- Não respeitar as regras da casa

Alguém teve que ceder o espaço pra que vocês pudessem se encontrar. Uma casa, um apartamento, um salão de jogos, etc. Independente do lugar, esse lugar tem algumas regras a serem seguidas.

Algumas regras pode ser que o anfitrião diga explicitamente, como por exemplo, tomar cuidado pra não acordar o bebê, não inclinar a cadeira, ou não deixar o vaso aberto.

Outras regras são óbvias e esperadas de você. Num apartamento, evite barulhos altos, evite bater forte no chão ou teto. Evite sujar a casa ou salão de jogos. Evite gritar muito alto nos momentos de empolgação.

Não importa qual é a regra, ou se você concorda com ela ou não. Se você topou ir até lá e jogar, respeite as regras para um bom convívio. Não é nada legal depois o anfitrião ter que aguentar reclamações de vizinhas ou multas de um espaço alugado.

6- Não respeitar os outros jogadores

Cada pessoa tem os seus limites, seu tempo para as coisas, sua forma de ser.

Respeite isso.

Pode ser algo do jogo, como caçoar da pessoa que não entendeu as regras de primeira. Ou ficar apressando aquele jogador iniciante que está sempre demorando pra tomar uma decisão. Fazer isso não ajuda em nada. Ao contrário, só piora.

Se a pessoa ficar nervosa com o tempo que ela está demorando pra decidir, das duas uma. 1) Ela vai acabar demorando ainda mais por causa do estresse. Ou 2) ela vai tomar qualquer decisão sem nem pensar, só pra não demorar. E com isso a pessoa não vai aproveitar a estratégia do jogo, não vai se divertir, e não vai aprender pra jogar melhor na próxima partida.

Também não faça brincadeiras de mau gosto com quem não te deu liberdade para isso. Cada pessoa tem seu limite, e você não ganha absolutamente nada em ultrapassar os dos outros.

7 pecados que acabam com a diversão em mesas de RPG ou jogos de tabuleiro

Tomando banho pra ir jogar Catan

7- Não cuidar da sua higiene antes de encontrar os amigos

Eu sei o que você está pensando. Parece desnecessário falar isso. Parece piada. Não é.

Muitas das pessoas que gostam demais de RPG ou jogos de tabuleiro são pessoas que estão um pouco à margem do convívio social cotidiano. Eu entendo isso. Mas isso não é desculpa pra se descuidar da higiene.

As outras pessoas vão sentir qualquer mau cheiro antes que você mesmo possa sentir. E nós vivemos num país com temperaturas tão quentes que é muito fácil a gente suar, mesmo no inverno. Então pode acontecer que você achar que está de boa, quando na verdade não está.

Ou às vezes até está quando sai de casa, mas depois de horas com os amigos as coisas pioram.

Escove os dentes. Tome banho (com sabonete e shampoo). Use desodorante. Vista roupas limpas.

Não custa nada garantir, e seus amigos agradecem.

Conclusão

Esses são os 7 maiores pecados que as pessoas cometem, mas não são os únicos. Tem várias coisas chatas como amassar as cartas, jogar o dado com muita força, falar de boca cheia.

Mas e você? Qual grande pecado que você já viu as pessoas cometendo que acabam com a diversão das outras pessoas na mesa?

Be the first to comment

Deixe uma resposta