Improvisando no RPG parte 8: Como se preparar para improvisar

Este ?? o ??ltimo post da s??rie sobre o que Mestres de RPG podem aprender com o teatro de improviso.

Na parte 1 e 2 falei sobre a import??ncia de n??o dizer n??o, e como dizer sim.

Na parte 3 e 4, bati mais na tecla sobre aceitar a colabora????o dos outros. Falei sobre quem conta a hist??ria no RPG, e que o importante ?? trazer ideias abertas, n??o resultados.

Nas partes 5 e 6 o tema foi n??o limitar as ideias que vem na cabe??a, com a dica pol??mica “n??o tente ser criativo” e o post sobre n??o dizer aos jogadores o que fazer.

E os dois ??ltimos posts s??o sobre juntar tudo sem quebrar a ilus??o e a empolga????o. Na parte 7 falei sobre “manter a ilus??o“. Agora ?? hora de falar sobre como se preparar para improvisar.

Tem que se preparar pra improvisar?

Eu sei que parece meio contradit??rio. Eu passei 7 posts falando sobre aceitar improvisos na hora e agora falo sobre se preparar???O neg??cio ?? que por mais que a ideia de improvisar todo o tempo seja legal, nem sempre conseguimos inventar coisas legais no calor do momento.

Ainda por cima, jogos de RPG dependem de v??rios materiais de refer??ncia. Itens e monstros precisam de estat??sticas. Personagens coadjuvantes precisam de nomes. Dungeons podem precisar de uma armadilha complexa. Cidades precisam de constru????es interessantes. E por a?? vai.

N??o ?? legal parar a aventura no meio pra procurar uma informa????o num livro.

?? importante que o mestre tenha o material que precisa j?? ?? m??o. Mas o que ele precisa?

O que voc?? tem que preparar com anteced??ncia

Lembra do post sobre trazer ideias, n??o resultados? Ideias abertas s??o uma das principais coisas que o Mestre pode preparar com anteced??ncia.

Traga sua lista de ideias para a sess??o. Fa??a uma lista de itens curtos, de prefer??ncia descritos como perguntas que come??am com “E se…”.

Al??m disso, tamb??m ?? importante deixar preparados os seguintes itens:

  • Fichas de monstros que podem aparecer na sess??o.
  • Sugest??es de nomes de NPCs.
  • Sugest??es de nomes de cidades.
  • Fichas de alguns itens m??gicos que podem ser introduzidos.
  • Uma ou duas ideias de armadilhas, com as informa????es relevantes.

Como se preparar para improvisar

Para preparar suas ideias, fique atento fora do jogo. Tenha sempre com voc?? um caderno, ou seu celular com um aplicativo de notas a f??cil acesso. Quando tiver qualquer ideia, anote no caderno ou aplicativo. ?? s??rio, n??o esque??a de anotar. Mesmo que voc?? ache que a ideia ?? t??o boa que n??o pode esquecer, existe uma boa chance de voc?? acabar esquecendo.

Para monstros, reveja para onde a sess??o anterior estava indo. Agora pense que monstros podem encontrar num futuro pr??ximo e j?? imprima as fichas deles. S?? por garantia, imprima ou separe tamb??m uma ou outra ficha de monstro caso a pr??xima sess??o siga numa dire????o completamente diferente e voc?? precise de outro tipo de monstro. Acha que a pr??xima sess??o vai ser focada em drag??es e dragonetes? Prepare tamb??m um esqueleto ou um lobo selvagem.

Se seu jogo tiver itens m??gicos ou equipamentos especiais, escolha alguns itens que podem ser dados como recompensa na aventura. N??o se sinta obrigat??rio a colocar todos na pr??xima sess??o. A ideia ?? s?? ter fichas de itens a f??cil acesso caso precise.

Fa??a uma lista de nomes. Nomes de homens e mulheres. Nomes de cidades. N??o precisa ser uma lista gigante, pode ter uns 3 ou 4 nomes de cada sexo, 1 ou 2 nomes de cidades. O importante ?? n??o ser pego de surpresa caso os jogadores perguntem o nome de algo ou algu??m. N??o ?? legal conhecerem o d??cimo Jack ou Maria na aventura.

Al??m disso, pense numa armadilha que seja bem divertida de jogar. Num jogo tipo D&D, pode ser uma armadilha pra dungeon. Num jogo cyberpunk pode ser uma armadilha nas ruas ou no ciberespa??o. Talvez at?? mesmo uma armadilha corporativa. Talvez um portal espacial adulterado. Sei l??.

Qualquer que seja a categoria da prepara????o, n??o prepare demais. Prepare o m??nimo poss??vel, na verdade. S?? o bastante pra n??o precisar ficar parando a hist??ria todo o tempo.

Mas lembre-se de uma coisa…

N??o deixe a prepara????o entrar no caminho da liberdade da hist??ria

O legal do RPG ?? estar aberto para o improviso de todos na mesa. Incorporar a contribui????o de todos. Ent??o n??o deixe seu pouco material atrapalhar o rumo que a hist??ria est?? seguindo.

Se os jogadores invadiram uma tumba assombrada e voc?? n??o preparou nenhum esqueleto ou zumbi, n??o tente dar uma guinada na hist??ria de volta para os drag??es que voc?? preparou. Se invadiram a tumba, os jogadores querem tumba. D?? tumba pra eles. Pare o jogo, pegue as fichas dos esqueletos e zumbis, siga adiante.

Por mais que voc?? queira se preparar, os jogadores v??o levar as coisas para outro lado. Ent??o esteja pronto pra parar o jogo.

Links Interessantes

Se voc?? gostou desta s??rie de posts, mas quer mais informa????es e outros pontos de vista sobre improvisar no RPG, a?? v??o alguns links:

Finalizando

Se eu pudesse resumir essa s??rie de posts numa ??nica frase, seria: n??o seja o chato, improvise junto com todo mundo. E saiba como se preparar pra improvisar sem se deixar levar pelo que voc?? preparou.

Resumindo os pontos principais deste post:

  • Improvisar bem o tempo todo ?? dif??cil, ent??o anote suas ideias e traga elas pro jogo.
  • Prepare de antem??o algumas fichas que pode precisar. Isso evita perda de tempo.
  • Pra saber o que preparar, pense no caminho que a hist??ria est?? seguindo.
  • Prepare o m??nimo poss??vel pra reduzir as pausas de coisas previs??veis.
  • N??o deixe a prepara????o atrapalhar o improviso.
  • Quando a prepara????o falha, esteja preparado pra pausar o jogo por um momento e procurar o que precisa.
  • Acima de tudo, lembre-se de improvisar, n??o dizer n??o, e aceitar a participa????o de todos.

Voc?? tem alguma d??vida ou sugest??o? Acha que eu estou errado e o mestre tem que controlar toda a hist??ria?

Deixe um coment??rio a?? embaixo e vamos conversar.

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