Improvisando no RPG parte 7: Mantenha a ilus??o

Esse post ?? parte de uma s??rie sobre o que Mestres de RPG podem aprender com o teatro de improviso. Nos seis posts anteriores eu falei sobre todas as formas como o teatro de improviso pode te ajudar a melhorar suas partidas de RPG.

Se voc?? seguir todas as dicas, vai estar improvisando e criando coisas conforme jogam. Agora ?? hora da dica que faz tudo funcionar. Voc?? precisa fazer parecer que j?? tinha pensado nas coisas. Mantenha a ilus??o.

Todos estar??o inventando a hist??ria juntos

Voc?? seguiu todas as dicas. N??o est?? dizendo n??o para os jogadores. Est??, inclusive, dizendo sim. N??o est?? impedindo os outros de criarem a hist??ria.

Se tamb??m estiver trazendo ideias sem resultados fixos, as coisas v??o estar acontecendo sem serem previstas.??Inimigos v??o aparecer. Vai inventar armadilhas na hora.

Vai acontecer de inventar uma armadilha, sem nem saber como ?? que se passa por ela. E vai aceitar a sugest??o de algum jogador de como resolver!

Isso ?? muito legal, mas tem um problema. Os jogadores podem achar que n??o existe nenhum desafio diante deles.

A sensa????o de desafio

Jogadores precisam sentir que est??o sendo desafiados e que est??o superando o desafio por serem espertos.

Na maioria das vezes isso ?? verdade. Mas em alguns momentos, um jogador vai tentar algo inusitado como jogar pombos mortos numa armadilha m??gica. E a solu????o ?? t??o legal e criativa que voc?? vai fingir que aquela era sim a melhor solu????o pro problema.

Se isso acontecer com muita frequ??ncia, os jogadores v??o achar que n??o precisam se esfor??ar. Que qualquer coisa que eles inventarem voc?? vai aceitar como solu????o.

Voc?? precisa fazer eles acreditarem que voc?? tinha mais coisas planejadas.

A import??ncia da ilus??o

As pessoas gostam de ser enganadas. Mas com eleg??ncia.??Pessoas pagam pra ver m??gicos no palco. Compram revistas com mulheres super alteradas no Photoshop.

Mas quando voc?? mostra que elas foram enganadas, n??o gostam. O m??gico que revela seu truque perde parte do encanto, por exemplo.

Mantenha a ilus??o

N??o diga aos jogadores o que voc?? j?? tinha preparado. Pra todos os efeitos, todos os desafios, todos os personagens, todos os monstros, todos os itens do jogo estavam planejados.

Quando voc?? n??o revela o que foi improviso, fica a d??vida. E a d??vida ?? como o truque do m??gico. A d??vida ?? mais legal do que a verdade.

Finalizando

A ilus??o ?? o que permite aos jogadores acreditar que venceram todos os desafios por m??rito pr??prio. Na maior parte das vezes ?? verdade, mas isso impede a decep????o de saber que alguns desafios foram apenas simulados.

Resumindo os pontos principais do post:

  • Como todos est??o inventando a hist??ria juntos, em alguns momentos a solu????o de um problema vai ter sido inventada.
  • Jogadores gostam de serem desafiados. Mas saber que n??o encontraram a resposta “verdadeira” de um desafio pode dar a impress??o de n??o haver dificuldade.
  • Ent??o ?? muito importante manter a ilus??o de que tudo estava planejado.
  • A solu????o ?? simples: nunca diga que n??o tinha algo preparado.

No pr??ximo post

Pra finalizar a s??rie sobre como melhorar suas partidas de RPG com t??cnicas de improviso, dicas de como se preparar para improvisar.

Be the first to comment

Deixe uma resposta