Improvisando no RPG parte 6: N??o diga aos jogadores o que fazer

Esse post ?? parte de uma s??rie sobre o que Mestres de RPG podem aprender com o teatro de improviso. Nos posts anteriores eu falei sobre n??o dizer n??o, como??dizer sim, criar a hist??ria juntos, n??o pensar no resultado da cena com anteced??ncia e n??o ficar tentando ser criativo.

Agora ?? hora de falar da ??ltima forma de garantir um improviso decente e realmente livre: n??o manipular as a????es dos seus jogadores.

O oposto do teatro

Essa ?? a primeira vez na s??rie que digo fujo um pouco da proposta, ent??o resolvi avisar com anteced??ncia. O meu ponto a seguir ?? que no jogo de RPG temos que fazer o oposto do que fazem no teatro. Voc?? vai entender.

Eles odeiam perguntas abertas

No teatro de improviso, voc?? aprende a fazer perguntas fechadas sempre que puder.

Perguntas fechadas s??o aquelas que j?? trazem uma sugest??o de resposta. Em alguns casos, s?? permitem um simples “sim” ou “n??o”. Exemplo de pergunta fechada seriam: “Voc?? ?? meu tio?”

J?? a pergunta aberta ?? o oposto. Ela n??o traz uma sugest??o de resposta e deixa a outra pessoa completamente livre pra responder. Exemplo: “Quem ?? voc???” ou “Do que ?? que isso ?? feito?”.

Quando voc?? pergunta algo tipo “Quem ?? voc???” voc?? for??a o outro ator a parar e bolar uma resposta. Eles tem uma plateia esperando ver uma cena que n??o para, ent??o qualquer pausa ?? ruim.

L?? no teatro, voc?? n??o quer que o outro ator tenha que inventar algo. Pra eles, ?? melhor n??o deixar muitas op????es nas perguntas.

N??s adoramos perguntas abertas

O caso do RPG ?? o oposto. N??s somos nossa pr??pria plateia. Al??m disso, o jogo j?? tem diversas pequenas pausas ao longo de uma sess??o.

E o que mais queremos num jogo de RPG ?? deixar cada jogador aberto para inventar.???? importante que o improviso seja o mais livre poss??vel. Isso que leva a hist??ria a um ponto ??nico como falamos no post anterior. Ent??o n??o diga aos jogadores o que fazer. Pergunte de forma aberta.

O problema das perguntas fechadas no RPG

Quando o Mestre faz uma pergunta fechada, ele acaba manipulando a rea????o do jogador. Ele coloca uma poss??vel resposta em primeiro plano na pessoa que foi perguntada.

Imagine a seguinte cena:

“No final do corredor, entre os livros, est?? um Orc de 2 metros de altura. Voc?? vai atacar ele?”

Essa cena coloca uma rea????o direto na mente do jogador. Ele agora est?? pensando em ataque. Voc?? manipulou a rea????o, mesmo que sem querer. E o mais prov??vel ?? que o jogador diga sim.

O problema desse tipo de pergunta ?? que pode impedir que o jogador bole algum outro tipo de resposta completamente diferente que tornaria aquela cena ??nica e memor??vel.

Ser?? que o jogador dessa cena pensaria em derrubar a estante e fugir, em vez de atacar?

Fa??a perguntas abertas

Agora vamos imaginar aquela mesma cena, com outra pergunta no final.

“No final do corredor, entre os livros, est?? um Orc de 2 metros de altura. O que voc?? faz?”

O que voc?? faz?

Essa pergunta ?? o mais aberta que d?? pra chegar. Voc?? n??o colocou nenhum tipo de a????o em primeiro plano na mente do jogador. Ele est?? livre! Livre pra mente dele ir pra qualquer lado.

Talvez ele pense em atacar. Talvez pense em derrubar a estante. Talvez pense em dar oi e oferecer chocolate. Tudo pode acontecer!

Finalizando

Pense em como ?? o seu estilo de narra????o de jogos. Voc?? costuma fazer perguntas fechadas que manipulam seus jogadores?

Que tal experimentar perguntas abertas pra ver pra que lado as coisas v??o?

Vamos resumir os pontos principais deste post:

  • No teatro, perguntas abertas s??o ruins porque eles precisam bolar uma resposta e a plateia n??o quer esperar.
  • No RPG, somos nossa propria plateia. N??s podemos esperar alguns segundos enquanto um jogador bola uma resposta.
  • Perguntas fechadas colocam uma resposta na mente da pessoa. Isso limita o que a pessoa pode acabar imaginando.
  • Perguntas abertas s??o uma p??gina em branco. Qualquer coisa pode acontecer.
  • N??o diga aos jogadores o que fazer. Em vez disso, fa??a perguntas abertas.

No pr??ximo post

Agora que vimos tudo que podemos aprender com o teatro de improviso, n??o basta juntar tudo. ?? importante manter a ilus??o.

Be the first to comment

Deixe uma resposta