Improvisando no RPG parte 5: N??o tente ser criativo

Esse post ?? parte de uma s??rie sobre o que Mestres de RPG podem aprender com o teatro de improviso. No post anterior, falei sobre a import??ncia de trazer ideias, n??o resultados.

Seguir a ideia daquele post te for??a ainda mais a improvisar. Mas e se tem dificuldade de improvisar coisas legais? Pra isso eu tenho uma dica muito contraintuitiva: n??o tente ser criativo. Confuso? Vem comigo.

Como ?? no teatro: n??o tente ser engra??ado

Lendo textos sobre teatro de improviso, eu j?? li essa dica de duas formas: “N??o tente ser engra??ado” ou, de forma mais gen??rica, “n??o tente inventar”.

Mas o prop??sito n??o ?? inventar? Sim, ??. Mas voc?? vai inventar naturalmente, sem esfor??o.

Quando voc?? fica se esfor??ando pra ser engra??ado, as pessoas v??o perceber. Voc?? vai ficar pensando muito nisso. Vai hesitar antes de falar, por ficar se questionando se o que voc?? vai falar ?? engra??ado. N??o vai prestar aten????o no que o outro ator est?? falando, porque voc?? est?? pensando em algo engra??ado.

O ideal, no teatro de improviso, ?? simplesmente reagir ao que est?? acontecendo. Muitas vezes a cena vai pra um lado t??o bizarro que ela vai ser engra??ada naturalmente. Outras vezes, algo que ?? normal pra voc?? vai ser engra??ado ou criativo pra outra pessoa.

Trazendo isso pro RPG

Improvisar ?? complicado, eu sei. E Mestres podem ficar ainda mais tensos porque eles precisam gerenciar v??rios personagens ao mesmo tempo em que precisam julgar e manter as regras. O que fazer, ent??o?

Duas coisas. Primeiro, lembre-se de que construir??a hist??ria n??o ?? sua responsabilidade. Segundo, n??o tente ser criativo.

?? igual ao que falei pro teatro. Se ficar querendo ser criativo o tempo todo, vai hesitar. Vai colocar mais press??o sobre seus ombros. A sugest??o: n??o tente ser criativo. S??rio.

Eu sigo essa regra nas minhas campanhas. E sabe o que ?? legal? As aventuras acabam sendo criativas de qualquer jeito. Voc?? acha que est?? sendo clich??, e a?? percebe que as refer??ncias que voc?? tem n??o s??o as mesmas dos seus jogadores. Algo ??bvio pra voc?? pode acabar sendo criativo e original pra eles.

N??o esque??a que os jogadores tornam tudo criativo

Como falei??no come??o da s??rie, se voc?? estiver aberto a improvisar os jogadores tamb??m v??o contribuir com a hist??ria.

Essa mistura da contribui????o de todo mundo vai criar algo ??nico. Voc?? inventou algo que ?? clich?? pra voc??, a?? um jogador contribui algo que ?? clich?? pra ele, e uma outra jogadora contribui com algo que ?? clich?? pra ela. Mas quando voc?? v??, a mistura de tudo ?? original e interessante.

Esse ?? o legal de improvisar.

Isso vai te surpreender, mas assim voc?? evita seus clich??s

Eu tenho meus clich??s em aventuras. S??rio, j?? fiz v??rias besteiras. Sempre que eu parava pra inventar algo “criativo” no meio da aventura, sabe o que eu fazia? Colocava um traidor.

Aquele seu mentor? Vai te trair. Aquele cara pedindo ajuda? ?? um bandido. O cara bonzinho te ajudando h?? 3 sess??es? Traidor!

Eu demorei muito pra perceber esse meu padr??o. Os jogadores, ?? claro, j?? tinham percebido. E o pior de tudo ?? que a forma de fugir desse meu padr??o era bem simples: n??o tentar ser criativo.

Se eu parasse pra inventar, sempre ia pro mesmo caminho. Ent??o parei de ficar tentando inventar. Segui o fluxo. E pessoas pararam de ser tra??das.

Finalizando

Um resumo dos assuntos principais do post:

  • No teatro, n??o tentam ser engra??ados. Ser engra??ado acontece gra??as ao improviso e situa????es inusitadas.
  • No RPG, n??o tente ser criativo. Isso vai acontecer naturalmente.
  • N??o esque??a que os jogadores v??o contribuir e da?? vem o aspecto ??nico da aventura.
  • Se voc?? n??o ficar planejando, voc?? escapa dos seus v??cios de trama.

Fa??a como os atores de improviso: deixe a cena rolar.

No pr??ximo post

Eu j?? bati v??rias vezes na tecla do improviso e de deixar rolar. Mas ainda tem uma forma em que os Mestres infuenciam o rumo das cenas. A forma como fazemos perguntas acaba dizendo a eles o que fazer. Ent??o fique ligado no pr??ximo post “n??o diga aos jogadores o que fazer“, pra ver como podemos fazer perguntas sem manipular os jogadores pra um rumo espec??fico

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