Improvisando no RPG parte 3: Construir a hist??ria n??o ?? sua responsabilidade

Construir a hist??ria

Esse post ?? parte de uma s??rie sobre o que Mestres de RPG podem aprender com o teatro de improviso. Na parte 1, falamos sobre n??o negar a participa????o dos jogadores. Na parte 2, sobre como dizer sim.

No teatro de improviso existe a press??o de criar uma hist??ria interessante ali na hora, improvisando. Uma coisa que cada ator aprende ?? que n??o ?? responsabilidade dele, sozinho, criar a hist??ria. Isso tem dois lados. Primeiro, aliviar a press??o. Assim voc?? sabe que n??o est?? toda a responsabilidade sobre o ombro de um ator. E segundo, impedir que voc?? seja controlador. Voc?? n??o ?? o ??nico respons??vel pela hist??ria, n??o tente ser o dono dela.

Vamos ver todas as formas que o Mestre pode incorporar isso no RPG.

Relaxe. Construir??a hist??ria n??o ?? sua responsabilidade.

O Mestre no RPG ?? um pouco diferente do ator de improviso, porque ele controla v??rios personagens ao mesmo tempo e precisa ter algum material de refer??ncia preparado (fichas de monstros, nomes de personagens, etc). Isso pode levar o mestre a achar que todo o peso da hist??ria est?? em cima dos ombros dele.

Calma. Relaxa um pouco. Lembre-se: a responsabilidade n??o ?? toda sua. Voc?? ?? s?? uma das pessoas respons??veis pela hist??ria. Os jogadores v??o contribuir com coisas, v??o inventar conspira????es, v??o inventar perigos e criar bagun??as que eles mesmos v??o ter que resolver. Use tudo isso a seu favor.??Tudo pode ser material de aventuras!

Lembrar disso ajuda voc?? a deixar a hist??ria mais aberta. E lembrar que os jogadores tamb??m s??o respons??veis por ela evita que voc?? diga n??o quando poderia dizer sim.

N??o planeje demais

Quando o Mestre acha que contar a hist??ria ?? responsabilidade dele, acaba pensando demais nela. O Mestre acaba imaginando como uma cena vai se desenrolar, o que vai acontecer depois dela, e depois dela. Pensa em cenas substituas caso os jogadores tomem a decis??o X em vez de Y. Acabam preparando p??ginas e p??ginas de papel com material.

Eu sei, j?? fiz muito isso.

E sabe o que ?? pior? Os jogadores sempre v??o tomar decis??es que voc?? n??o previu e v??o levar a hist??ria pra um lado que voc?? n??o planejou. E a?? a rea????o do mestre acaba sendo planejar mais material (haja tempo!) ou ent??o negar as a????es dos jogadores pra n??o fugirem do que ele planejou. N??o fa??a isso.

Planeje menos e deixe a hist??ria seguir o rumo que for. At?? porque…

Construir??a hist??ria n??o ?? seu direito exclusivo.

Construir??a hist??ria n??o ?? sua responsabilidade. Mas tem um outro lado dessa moeda. Contar a hist??ria tamb??m n??o ?? seu direito especial e exclusivo.

Voc??, como Mestre de uma partida de RPG, tem que entender que voc?? n??o tem um direito maior que o deles de decidir os rumos que a hist??ria vai seguir. Voc?? precisa??estar aberto para que os jogadores tamb??m construam a hist??ria com voc??. S?? assim todos estar??o realmente improvisando da melhor forma poss??vel.

O jogador quer botar fogo na po????o de cura em vez de beb??-la? O b??rbaro quer gritar com a princesa em vez de salv??-la? O ladino roubou o cajado do seu grande vil??o sem ele perceber? O grupo est?? conseguindo rolagens fant??sticas sem parar nos dados e v??o derrotar o monstro inderrot??vel? Coisas inesperadas acontecem. E coisas inesperadas geralmente levam a hist??rias ??nicas que os jogadores v??o lembrar daqui a meses ou anos.

O que voc?? pensou pra hist??ria n??o ?? mais importante e nem melhor do que o que os jogadores pensaram pra hist??ria.

O primeiro passo para entender que os outros tamb??m est??o criando a hist??ria com voc?? ?? n??o planejar demais e??n??o dizer n??o pra eles??e nem para os resultados loucos que saem nos dados.

Finalizando

Em resumo, ?? importante lembrar sempre que todos tem direito de contribuir.??Eu tenho um truque pra me lembrar de n??o deixar os outros de fora da hist??ria. Eu me esfor??o pra lembrar que todos abriram m??o de fazer outras coisas pra se reunirem ao redor de uma mesa comigo. Todos eles poderiam estar fazendo outras coisas. Pensa nisso.

Revisando os pontos principais do post:

  • Relaxe. Contar a hist??ria sozinho n??o ?? sua responsabilidade. Os jogadores v??o inventar coisas loucas, pode ter certeza.
  • N??o planeje demais. Poupe sem tempo fora do jogo e planeje pouco. Deixe o improviso dos jogadores levar a hist??ria.
  • Voc?? n??o ?? o dono da hist??ria. Deixe todo mundo contribuir, mesmo que isso leve a hist??ria pra um lado inesperado.

No pr??ximo post

No pr??ximo post, volto ?? ideia de planejar pouco e como aceitar qualquer rumo que o jogo tome. O segredo???? trazer ideias, n??o resultados.

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