Improvisando no RPG parte 4: Traga ideias, n??o resultados

Esse post ?? parte de uma s??rie sobre o que Mestres de RPG podem aprender com o teatro de improviso. No post anterior, falamos como??o Mestre n??o constr??i a hist??ria sozinho. Hora de aprofundar nisso.

O teatro de improviso

No teatro de improviso, os atores at?? podem trazer ideias para cenas que v??o improvisar, mas n??o mais do que isso.

Improvisar coisas legais o tempo todo ?? dif??cil. Se voc?? teve uma ideia fora do palco, fique ?? vontade pra guardar ela na cabe??a e usar durante uma cena. Mas se voc?? vier com uma ideia fechada de como essa cena deve se desenrolar ou terminar, vai dar problemas.

J?? que est??o todos improvisando, s?? tem uma forma da cena seguir o rumo que voc?? imaginou. Isso s?? acontecer?? se voc?? ignorar as contribui????es do outro ator. E n??s j?? sabemos que isso ?? ruim, porque a primeira regra ?? n??o negar a participa????o do outro.

Por isso, no teatro de improviso, voc?? tem que lembrar que voc?? pode levar ideias, mas n??o resultados.

O problema das ideias com resultado fixo

Guarde suas boas ideias. O legal ?? se divertir improvisando, e boas ideias de cenas fazem todo mundo se divertir mais.

Mas as ideias devem ser abertas. Pense no come??o de uma situa????o, mas deixe o rumo dela em aberto.

No RPG, isso ?? f??cil de aplicar. Voc?? com certeza j?? pensou em v??rias cenas legais. Algumas cenas que j?? passaram na minha cabe??a: uma cena onde o grupo luta numa ponte de madeira pegando fogo e caem no rio abaixo dela. Uma cena onde enfrentam um golem numa biblioteca e incendeiam o local. Uma cena onde discutem em p??blico com um nobre e acabam expulsos da cidade.

Mas todas essas ideias tem um problema.

Todas elas trazem o resultado junto delas. Elas v??o me fazer ignorar a contribui????o dos jogadores pra garantir que o resultado aconte??a, e tamb??m v??o me fazer planejar demais.

Isso n??o ?? bom para um jogo de improviso.

N??o traga resultados

Eu sou um grande f?? de sempre ter um caderno ou celular por perto pra anotar suas ideias. Assim voc?? n??o esquece as cenas legais que pensou pro RPG. Ter as ideias por escrito ?? uma forma de poder revisar o que pensou e ver se voc?? est?? planejando o resultado.

Se voc?? estiver planejando o resultado das cenas, risque essa parte da ideia. Deixe apenas a premissa por tr??s dela.

Pensou numa cena de luta na ponte em chamas onde todos caem? Corte o final para apenas cena de luta na ponte em chamas.

Pensou numa discuss??o com um nobre em que todos acabam expulsos? Corte o final e pense apenas na discuss??o com o nobre.

Quando voc?? deixa de planejar o resultado voc?? evita que seus instintos queiram for??ar a cena naquela dire????o. Lembre-se que construir a hist??ria n??o ?? seu direito exclusivo??e que o legal ?? aceitar que o improviso dos jogadores determine o futuro.

Comece suas ideias com “E se…?”

Eu tenho uma t??cnica pra criar ideias abertas. Eu escrevo elas como perguntas que come??am com “E se”. Isso me lembra que s?? estou pensando em ideias de cenas, e n??o em como elas devem acabar.

E se os her??is estivessem brigando numa ponte em chamas?

E se uma biblioteca estivesse protegida por um golem?

E se os her??is discutissem com o nobre que governa a cidade?

Pense nas ideias. Anote suas ideias. Deixe elas prontas para serem encaixadas numa partida. Mas lembre-se que todos est??o ao redor da mesa pra descobrir o que acontece, incluindo voc??.

Talvez os her??is saiam da ponte antes dela cair. Talvez eles consigam enganar ou fugir do golem sem combate. Talvez fa??am com que o nobre ?? quem seja humilhado e expulso da cidade. O que quer que aconte??a, aconteceu porque todos est??o criando a hist??ria juntos.

Finalizando

Como voc?? j?? deve ter reparado, todas as regras e dicas dessa s??rie sempre voltam para o mesmo ponto: improvise de verdade, esteja aberto a aceitar o rumo que a hist??ria tomar, sem imp??r sua vis??o sobre a dos outros.

Resumindo os pontos principais desse post:

  • Traga ideias, n??o resultados. Pense no setup da situa????o e n??o em como ela vai terminar.
  • O problema de j?? pensar num resultado ?? que voc?? tende a manipular o rumo da hist??ria pra seguir naquela dire????o.
  • Ent??o n??o traga resultados. Pense em ideias abertas.
  • Uma boa dica ?? anotar suas ideias abertas no padr??o de perguntas “E se…?”

No pr??ximo post

A dica do pr??ximo post ?? talvez a primeira dessa s??rie que vai ser contraintuitiva de verdade. No teatro de improviso, h?? o mantra “n??o tente ser engra??ado”. Eu adapto isso pro RPG como “n??o tente ser criativo“. Se voc?? a?? agora curioso ou gritando comigo, n??o deixe de ler a parte 5.

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